O Autor - Família Soares - De Castilla-La Mancha para o Brasil! Venha conosco conhecer esta história...

Ir para o conteúdo

Menu principal

O Autor

O Autor


Seria muito injusto de minha parte, considerar-me autor deste site. Minha participação limitou-se apenas a formatar as informações em um padrão já existente (de outro projeto do qual sou o autor) além de uma pesquisa aqui, outra acolá. A autoria não deve ser creditada para uma pessoa, mas sim ao casal Alcides Sanches Soares e Nadir Soncin. Ele nascido em 1934 em Dourado/SP, filho de agricultores, ela nascida em 1939 em Echaporã/SP, também filha de agricultores. Desde cedo, após o casamento, lutaram contra as dificuldades financeiras e trabalharam duramente para se estabelecerem na cidade de Jundiaí/SP, cidade na qual criaram seus filhos e prosperaram.


No ano de 2013, Nadir Soncin recebeu o título de Cidadã Jundiaiense em função dos mais de 30 anos de trabalho voluntário prestado em obras comunitárias e religiosas na Paróquia São João Batista, no bairro Ponte São João.

Em conversas mantidas durante almoços e jantares e algumas vezes nos horários de folga deles, realizei o que chamo de "entrevistas", onde levantei praticamente 90% das informações presentes neste site. Com suas memórias impecáveis, Alcides e Nadir narraram várias histórias de seus antepassados espanhóis, italianos e portugueses, dentre elas os locais de residência, condições de trabalho e estilos de vida, que pautaram as vidas da maioria dos imigrantes que aqui chegaram no final do século XIX e início do século XX, em busca de uma condição de vida mais digna para suas famílias.

Expresso aqui minha gratidão pela inestimável ajuda proporcionada por eles na elaboração dessa pesquisa genealógica. A dedicação e o empenho deles foram essenciais para o sucesso deste projeto. A contribuição de Alcides e Nadir me permitiu resgatar histórias valiosas e preservar a memória dessas famílias aqui elencadas, criando um legado que será valorizado pelas gerações futuras. Agradeço imensamente pelo tempo, convívio, conhecimento e generosidade que me ofereceram durante todo esse processo..


"Somos todos visitantes deste tempo, deste lugar. Estamos só de passagem.
O nosso objetivo é observar, crescer, amar... E depois vamos para casa."
(Provérbio aborígene)


Última atualização efetuada em 11 de abril de 2025


Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal