Menu principal
Os Navios
Durante o grande fluxo imigratório, milhares de famílias italianas e espanholas deixaram para trás suas casas, suas cidades e suas pátrias. Viajaram em trens, carroças e até mesmo a pé, carregando todos os seus pertences (percorriam grandes distâncias até os portos para embarque). Com relação aos nossos antepassados, os mesmos embarcaram no porto italiano de Gênova e no porto britânico de Gibraltar (localizado no sul da Espanha). Com poucas informações sobre o Brasil, os imigrantes precaviam-
|
Os recursos para as passagens algumas vezes eram próprios, mas na maioria das vezes eram subsidiados pelo governo da província de São Paulo. Eram embarcados na terceira classe dos navios, geralmente localizada nos porões dos mesmos e com lotação acima da capacidade. No final do século XIX as viagens já eram feitas em navios a vapor, conhecidos como vapores, mais rápidos que os navios a vela, porém com péssimas instalações, pois geralmente eram navios de carga adaptados para o transporte de passageiros. A travessia do Oceano Atlântico era realizada entre 21 e 30 dias.
Nesta página você encontrará uma breve descrição sobre a história dos navios a vapor nos quais nossos antepassados italianos e espanhóis efetuaram a travessia do Oceano Atlântico rumo ao até então desconhecido Brasil, em busca de uma condição de vida melhor para si e seus familiares. Em alguns resumos, foram transcritos os textos originais em inglês, para preservar a originalidade dos mesmos.
Família Soncin
História do Navio a Vapor Provence
The Provence was a 3,874 gross tons, length 387.1 ft x beam 42.3 ft (117,98 m x 12,89 m), one funnel, three masts, single propeller, speed 14 knots. Built by Forges & Chantiers de la Méditeranée, La Seyne-
Famílias Facchini e Zanei
História do Navio a Vapor Poitou
The Poitou of 1867 belonged to the French SGTM Line, Société Genérale de Transports Maritimes. She was 2303 gross tons, 99.00 m long x 10.6 m beam which is 324.8 ft x 34.8 ft. She had one funnel, 2 masts, iron construction, single propeller, 2 inverted engines giving a speed of 10 knots. She was built by Malcolmson Brothers in Waterford, Ireland, launched in 1867. October 1867 maiden voyage Marseille -
Famílias Greguoldo e Milan
História do Navio a Vapor Iniziativa
Em pesquisa. Assim que conseguirmos maiores informações sobre este navio, estaremos publicando os detalhes aqui nesta página.
Família Gratton
História do Navio a Vapor Liban
Em pesquisa. Assim que conseguirmos maiores informações sobre este navio, estaremos publicando os detalhes aqui nesta página.
Família Poles
História do Navio a Vapor Roma
Em pesquisa. Assim que conseguirmos maiores informações sobre este navio, estaremos publicando os detalhes aqui nesta página.
Famílias Sanchez e Gomez
História do Navio a Vapor Italie
The Italie was built in 1884 by Forges & Chantiers de la Méditerranée in La Seyne-